domingo, 5 de abril de 2009

Antecipação ou Organização?

Tanto faz! O que vejo que é comum a gente sofrer por antecipação ou gastar aquele dinheiro que nem recebemos ainda, ou criar expectativas positivas sobre algo que queremos muito que aconteça. Ao que parece, os partidos começam a se articular, já, para as eleições estaduais de 2010. Não sei é antecipação ou organização deles, mas a articulação começa a ocorrer. O que me surpreende é que a respeito das paixões da maioria dos brasileiros a coisa não tem sido assim. Por exemplo, no futebol, a Copa do Mundo também acontece, também, no próximo ano, na África do Sul, e mesmo assim nem um cochicho ouço por aí. Será que eu, com meus pensamentos desorganizados, estou me antecipando sobre algo que verei pela tevê, com amigos?


Coraline na telona

Pra quem é fã de animação na telona, como eu, é melhor não perder o filme do diretor Henry Selick, que diz que a película é para crianças corajosas de qualquer idade. O filme, adaptação do livro de Neil Gaiman, fala de Coraline, uma criança não sorridente. Ela é chata, reclamona e não faz amizades facilmente (com exceção da primeira e última característica, até que ela se parece comigo). Ela se muda com os pais para uma casa no interior e precisa se acostumar com a vizinhança esquisita. Como resultado, começa a explorar a casa onde mora e encontra, num cômodo vazio da casa, uma porta secreta que dá para um mundo “perfeito”.
O desenho é feito nos moldes de antigas animações, com, ao que parece, bonecos e miniaturas delicadamente esculpidas, uma representação fascinante do mundo de verdade. Um último detalhe é o formato 3D, parte quase fundamental da fantasia narrada na tela. Agora é só prestigiar o filminho, que está passando no Grupo Cine Videira Shopping, às 15h15, hoje e amanhã, e de segunda a quinta-feira, às 17h15.
Papel reciclado
Esta semana o assessor de imprensa da Câmara de Vereadores me explicou que um vereador não pode gerar despesa ao município. Por isso, a minha idéia de implantação de uma usina de reciclagem para gerar emprego e renda em Videira, no lugar da obrigatoriedade de compra de papel reciclado, pelo menos em 10%, nas repartições públicas, é inócua. Ou seja, como os departamentos já adquirem material de escritório mesmo, que continuem, mas de forma menos agressiva ao meio ambiente. Por isso acho louvável o projeto do vereador Léo Bom, mas, no geral, ainda considero pouco... Mesmo que o Legislativo seja impedido de algo mais completo e funcional devido suas normas.

Em Xaxim


Moradores e visitantes que passam pela Praça Frei Bruno, na cidade de Xaxim, se encanta com a decoração temática do local. Ali, até parece que mora o coelho da Páscoa, aliás, vários coelhos e de diversos tamanhos. Além de encantar aos olhos, os bichinhos artesanais devem proporcionar a reflexão dos adultos ao verdadeiro sentido da data e festa cristã. Sem falar no estímulo as compras do período no comércio local. Talvez seja o momento dos lojistas, associação da classe, administração pública se unirem e começar a aderir a essa idéia de Xaxim, além da tradicional decoração Natalina.

Cigarros

Há pouco mais de cinco meses eu parei de fumar os 20 cigarros diários que consumia. Dois motivos me levaram a deixar um hábito, que embora não saudável, apreciava muito. Parei porque não possuia mais resistência física e um histórico de problemas vasculares na família me fez refletir de que era hora de auto promover a saúde. O outro foi financeiro, claro. É caro fumar e vai ser assim cada vez mais, com o governo federal impulsionando os impostos sobre o produto. Os fumadores pagarão mais pelo tabaco consumido. Os preços dos cigarros vão ficar entre 20% e 25% mais caros com o aumento dos impostos incidentes sobre o produto. Talvez outras pessoas dêem um basta no vício com a situação, assim como eu, que troquei o fumo pela natação.

Bolsas de Estudos

Chamou atenção de algumas pessoas que estudantes que possuem condições financeiras e sociais de custear sua formação superior, se inscreveu no programa de concessão bolsas de estudos da Prefeitura Municipal. Não que isso seja proibido, afinal, a inscrição era aberta a todos os estudantes videirenses que freqüentam o ensino superior particular no município ou municípios vizinhos, num raio de 100 Km da cidade de Videira. Porém, o foco ou público alvo do programa é o estudante carente. Aquele que está dentro do perfil de renda, que se justifica a concessão do benefício. Só espero que a comissão de análise e seleção tenha ficado atenta e disponibilizado o valor de ajuda aos estudantes que realmente necessitam do benefício.

CURTAS

- É freqüente presenciar a impaciência de motorista, motociclistas e pedestres pelas ruas de Videira. O que não pode acontecer é o desrespeito entre as pessoas. Troca de ofensas no trânsito não ajuda nada, pelo contrário.

- Cada vez que vejo um novo negócio pela cidade, fico satisfeita. É sinal que as pessoas estão buscando prosperar na vida ou vencer a crise financeira, que começa a mostrar seus reflexos pelo Brasil. Há algumas semanas um mercado foi implantado na Rua Saul Brandalise, ao lado da escadaria Luiz Leoni.

- Bom atendimento, simpatia e pré-disposição devem ser ressaltadas em lojas do comércio local. Na Joalheria e Óptica Sebben o cliente, ou não cliente como eu, entra e é bem recebido, além do problema resolvido, na medida do possível.

- No contra-atendimento está o serviço de entrega de correspondência no bairro Santa Tereza. A carteira solicitou minha presença num tom de voz tão ríspido e incrédulo, que nem o sorriso e o bom dia após a entrega da correspondência dissolveu tamanha antipatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Troque uma ideia comigo sobre essa profissão perigo...