domingo, 31 de maio de 2009

Coluna Elaine Barcellos - 30 de maio

Dia da Imprensa


Nesta segunda-feira (1 de junho) comemora-se o Dia da Imprensa. A data é em função do surgimento do jornal Correio Braziliense, no dia 1º de junho de 1808, e em reverência ao primeiro jornalista brasileiro. Hipólito José da Costa é considerado o pai da imprensa por isto e por ter sido o primeiro redator político, econômico e de costumes em língua portuguesa.



Bela e Santa Catarina
A diversidade cultural e a beleza catarinense estão retratadas num filme publicitário produzido pela D/Araújo Comunicação para o Governo de Santa Catarina. Em inglês, mas com legendas em português, ele exibe paisagens exuberantes que variam entre serra e litoral. O vídeo destaca as heranças culturais de vários povos, as opções de lazer, incluindo o ecoturismo, além da preservação ambiental, das oportunidades de negócios e da infra-estrutura do estado, considerado pelo segundo ano consecutivo o melhor destino turístico do Brasil. O material foi exibido durante o 9° Congresso Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), neste mês de maio, em Florianópolis. Ele já está disponível no
youtube e vale a pena conferir.

Mamonas Assassinas
Eles não morreram! Além de lembrados por todos os jovens da década de 80 e 90, agora sua memória será perpetuada por um documentário sobre a trajetória dos Mamonas Assassinas. A MTV e a Record fecharam um acordo envolvendo um documentário dirigido por Cláudio Kahns. “Mamonas, o Doc” ainda não tem data de estréia na TV. A MTV não sabe se exibirá o documentário em setembro ou no início do ano que vem, próximo ao lançamento do DVD do documentário. A produção conta a trajetória da banda - que morreu em 1996, em um acidente aéreo - com base em entrevistas com amigos dos integrantes e material de arquivo. Paralelamente ao documentário, a Record Entretenimento prepara um filme sobre a vida do grupo. Mamonas, o Doc poderá ser exibido na Record, mas só depois de ir ao ar na MTV. Aos fãs resta aguardar.

Avaliação escolar

Escolas de Santa Catarina participaram de avaliação internacional. Do total de 997 escolas de todo o Brasil que realizarão a prova do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), 38 são catarinenses, sendo 18 da rede pública estadual, dez da municipal e dez privadas. Em Santa Catarina, o exame ocorreu de 26 a 28 de maio, com a possibilidade de uma segunda aplicação para aqueles que não puderam comparecer na data anterior. O resultado será divulgado em dezembro de 2010. A aplicação da pesquisa serve como amostragem dos alunos nascidos em 1993 e que estejam matriculados nos 7o e 8o anos do ensino fundamental. Em todo o País devem participar do exame 50 mil estudantes. Em Santa Catarina o número varia de dois a 60 alunos por unidade escolar. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) responsável pela coordenação do Programa no Brasil, investirá R$ 1,9 milhão na aplicação da prova que terá ênfase na leitura e nas áreas de ciências e matemática. O difícil vai se esperar o resultado, que será divulgado apenas daqui a 18 meses.


Geminiana

Ana Paula Ludwig Kaefer é a primeira aniversariante do mês de junho que conheço aqui em Videira. Esta geminiana assopra as velinhas nesta segunda-feira, dia 1º de junho. Quem for ao cinema neste dia [ou depois] passa na bomboniere e felicita a guria, que é uma simpatia e prestativa atendente. Parabéns Ana Paula, pelos 20 anos completados.

Mínimo Estadual

O vice-presidente da Fiesc, regional Centro-Norte, esteve em Videira para inauguração de melhorias na escola do Senai. Na ocasião ele citou que o Sistema das Indústrias tem um posicionamento contrário a implantação e adoção do salário mínimo regional, discutido entre instituições sindicais, sociedade organizada e governo do Estado atualmente. Para a Federação, há o salário mínimo nacional que ampara o trabalhador em geral e o salário mínimo econômico regionalizado, das categorias, baseado nas necessidades e custo de vida em cada região. Um terceiro iria ignorar as diferenças regionais e culturais prejudicando diversos trabalhadores, na visão dos dirigentes da Fiesc.

X-men no Cinema
Agora é pra valer! X-men: Origens Wolverine está de volta na telona até o dia 4 de junho. Quem é fã dos mutantes não pode perder mais esta oportunidade de conferir como ele passou a ter garras de laminadas. A ação está em cartaz às 17h15 e tem 1h50 minutos de duração. Aproveite a semana de promoção relâmpago no Grupo Cine e pague apenas meia entrada, de segunda a sexta-feira. Confira também a promoção com o filme Uma Noite no Museu 2, meia entrada para todos na sessão das 15h15, também de segunda a sexta-feira. E segue em cartaz o grande sucesso, Anjos e Demônios, em três horários: 16:30 - 19:00 - 21:30.


* * *
Coluna Elaine Barcellos
Jornal Correio de Videira
Publicado em 30 de Maio de 2009

2 comentários:

  1. NOSSA ADOOOREII O TÍTULO DO SEU BLOG, E ESSA FRASE MAIS AINDA!!!
    "Eu não acredito em muitas coisas, mas em você - e no jornalismo - eu acredito"

    parabéns
    :)

    ResponderExcluir
  2. Érika, obrigada pela visita. Como sou uma fanática por blogues irei te visitar em breve [já dei uma bisbilhotada de leve, hehehe]. O nome do blogue veio automático e por associação a literatura,claro. Já a frase de apoio revela minha ingenuidade e crença profissional, que faço questão de manter enquanto estiver nessa vida. Bjocas guria.

    ResponderExcluir

Troque uma ideia comigo sobre essa profissão perigo...