segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Já começou a corrida contra o sobrepeso

FOTO A COLUNA
Edson Balena - professor, fisioculturista e dono da academia
Para queimar as calorias extras e entrar em forma, homens e mulheres voltam para a academia antes das festas de final de ano e das férias

ELAINE BARCELLOS
Jornal
Correio de Videira

Se o inverno faz com que as pessoas escondam seus corpos, relaxando com os cuidados para evitar o sobrepeso, o verão é o que motiva homens e mulheres a expô-los ao sol e a sombra. É pensando nas férias que muitas pessoas se voltam para a prática de exercícios, algumas vezes desenfreada, em busca do corpo perfeito. Mas, o alerta para que se tenha cuidado com a retomada da atividade física, sem exageros, é do personal trainner Edson Balena.

Ele que tem uma academia no bairro Farroupilha há 16 anos, já sabe que no inverno as pessoas abandonam a prática dos exercícios, sem se lembrarem que este hábito favorece a saúde do corpo, além de manter o condicionamento físico. E quando o calor se aproxima, como vem ocorrendo há algumas semanas, a procura por um programa de treinamento cresce. Porém, Balena lembra que resultados rápidos só podem ser obtidos com o mínimo de 90 dias de dedicação a uma alimentação equilibrada, descanso e treino.

Balena explica que nesse período mínimo e de acordo com a estrutura física e a rotina desportiva, pode se obter bons resultados. “Conforme alguns organismos, tem pessoas que conseguem emagrecer até 12 quilos em três meses, mas com dedicação na execução dos exercícios e sob uma dieta adequada”, ressalta o treinador. No entanto, ele lembra que para ter uma definição da musculatura ou modelar o corpo é preciso mais tempo. No mínimo seis meses de treinamento contínuo.

Para quem busca mais do que corpos perfeitos, Balena orienta a prática constante de exercícios físicos. Enquanto os sedentários só lembram de fazer atividade física na primavera e no verão, os ativos se preocupam com a qualidade de vida, adotando um programa regular. Com uma hora diária de exercícios, durante cinco dias na semana, o preparador ressalta que a pessoa passa a condicionar o corpo, com uma resistência muscular cada vez melhor. “Tem literatura que diz que de 45 minutos a 1h30 é o tempo ideal, mas, na minha análise uma hora de exercícios moderados, cinco vezes por semana, é suficiente para uma pessoa sedentária, por exemplo, entrar em forma”, complementa.

Mas, ele ressalta alguns cuidados que devem ser adotados para a malhação. O equilíbrio entre alimentação, descanso (horas de sono) e um programa de exercícios adequado a cada meta e capacidade física individual é um deles. Outra precaução é o local e a estrutura da academia, que deve oferecer um profissional de educação física especializado e experiente. Além disso, procurar um médico regularmente para verificar as taxas de triglicerídeos, glicose, colesterol, pressão arterial, entre outros. Depois disso, é só começar a malhar.


DEZ DICAS para entrar em forma com saúde

Procurar um médico que avalie as condições físicas e do organismo, antes de começar um programa de exercícios

Certificar-se de que a academia que frequenta oferece serviços especializados e com profissionais experientes no condicionamento físico


Procurar orientação de uma nutricionista e seguir uma dieta adequada, conforme os objetivos pré-estabelecidos

Ingerir bastante líquido durante o dia para evitar a desidratação


Realizar os exercícios físicos com roupas confortáveis e leves

Evitar o consumo de comidas calóricas como massas, doces, pães e bebidas alcoólicas


Ter consciência dos limites físicos e seguir a orientação do profissional de educação física


Procurar se exercitar de acordo com a modalidade de sua preferência, para estimular a prática sem desanimar


Não utilizar de métodos rápidos para definição de músculos, como o uso de anfetaminas e anabolizantes


Praticar os exercícios nos horários de maior disposição ou concentração de energia

Um comentário:

  1. Ola gente boa!! Estou passeando aqui e querendo convidá-la a conhecer meu cantinho no blog Ecos em www.ecosdotelecoteco.blogspot.com . Um grande abraço e sucesso aí!!

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