quarta-feira, 7 de abril de 2010

Feliz: Dia do Jornalista!




Hoje é dia para reforçar nossas energias e continuar lutando. Comemorar só quando devolverem nossa dignidade profissional. Conquistada por muitos a cada dia sob sol ou chuva, frio ou calor. Às vezes com fome, ora cansado, um pouco desanimado ou, quem sabe, ainda iludido. Para isso, estão lá no Congresso Nacional as nossas PECs. Quando aprovadas dá para se dizer que será um bom motivo para comemorar. Que seria um dos dias do jornalista a festejar.

Enquanto isso temos que continuar lutando, nos aperfeiçoando, nos policiando, doutrinando, profissionalizando e outros gerúndios afora. Não dá para ficar lamentando sempre. Tá. Uma vez ao ano - ou seja, a cada 7 de abril - tudo bem. É válido. É manifesto. Mas no dia seguinte, e até um dia antes, se continua na luta por nossos direitos. Por respeito. Por melhores empregos.

Já não temos aposentadoria especial. Isso perdemos lá se vão mais de 15 anos. Também não existe prisão especial. E sim, do jeito que nossa profissão é desrespeitada por qualquer motivo, de certo, poderemos ser presos. Afrontados. Os salários são ridiculamente insignificantes e a categoria cada vez mais frágil. Para piorar, nosso presidente quer restituir alguns mecanismos cerceadores da imprensa. Dá para dizer que é quase uma reedição do AI5.

É. Dia 7 de abril. É hoje! Resta-me dizer aos colegas que, apesar disso e todas as agruras da profissão que cercam nosso cotidiano, ainda vale a pena. Se tivesse que enfrentar e vencer cada dificuldade passada, novamente, assim eu faria. Pois, meus caros, eu amo o jornalismo. Eu amo ser jornalista.

Parabéns a todos os colegas de profissão. No final, sem falsa modéstia, nós realmente merecemos.

5 comentários:

  1. Feliz Dia dos Jornalistas, esses profissionais que trazem toda a informação que a sociedade tem hoje.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Gostei muito de seu blog e gostaria de convidá-la para seguir meu blog, vc vai gostar! Aproveite e conheça o site também!
    Blog: www.simplesdiva.blogspot.com e site: www.sdiva.com.br .
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana. Fui lá no teu blog e achei tri legal. Outra hora, com tempo, me dedico a ele. Muita informação para dar só uma espiada. Hehehe.

    Diva, obrigada. Vou passar lá, certamente. Me dá só um tempinho que dou o ar da graça. Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Olá Cor de Rosa e Carvão! Esta semana estou divulgando uma “nova” postagem. Trata-se de um conto; que na verdade vem a ser uma reedição de meu blog. Sua postagem original ocorreu em 13.02.09; sendo esta a minha terceira postagem no blog. Naquela ocasião este texto não recebeu nenhum comentário. O texto é “O Sr. e o Dr.”. Espero que você, tendo um tempinho, o aprecie.
    Um grande abraço, minha gratidão e desejo que tenha uma ótima semana!

    Jefhcardoso

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Cor de Rosa e Carvão
    Seu blog é muito legal.

    A postagem sobre jornalistas e seu dia está ótima.
    Parabéns pelo dia do Jornalista,torço para que vocês tenham condiçoes melhores de trabalho.
    Um carinhoso abraço
    Teca

    ResponderExcluir

Troque uma ideia comigo sobre essa profissão perigo...