domingo, 6 de junho de 2010

TURISMO

Organize-se antes de sair de férias
Rosana e Sérgio são cuidadosos na hora de preparar a viagem de férias, em busca de novas culturas, conhecimento e belezas naturais

ELAINE BARCELLOS DE ARAÚJO
Jornal CORREIO DE VIDEIRA

Conhecer novas culturas, povos, atrativos naturais e um pouco da história de uma cidade, região ou país são os motivos que levam Rosana Kokuszka e Sérgio Stolovas a viajar pelo Mundo. O casal reserva as férias para se estenderem por algum lugar desconhecido ou para rever locais que gostaram de estar. Para que tudo saia bem ao longo do passeio, os dois começam a preparar a viagem com antecedência, independente o destino for uma região brasileira ou não.

Para começar, os dois engenheiros agrônomos organizam uma lista de atividades a serem realizadas para programar a viagem. Segundo eles, uma boa pesquisa sobre o lugar a ser conhecido, bem como um guia de viagem são itens que constam no check list. “Geralmente o que nos motiva é o interesse por conhecer ou curtir novamente um lugar. Começamos avaliando as possibilidades de alojamento confortável, a preço razoável, além de tudo que se relaciona aos componentes do investimento”, explica Sérgio.

Eles escolhem os locais a serem visitados, e o trajeto a ser feito, com antecedência. Se for um lugar com muita procura, as reservas de hotéis é o ponto inicial. “Eles geralmente resultam num componente importante das custas e a internet possui muitos fóruns nos quais pode se achar opiniões e sugestões relevantes. Sempre conseguimos informações muito mais confiáveis que qualquer outra fonte. Por exemplo, nem sempre ficar no centro da cidade é o melhor, mas será bom contar com meios de transporte e acesso razoável aos centros de atração”, indica Rosana.

A compra das passagens, com antecedência, ajuda na oferta de preços promocionais. Analisar os custos de alimentação, ou de acesso aos lugares de interesse também são itens a serem analisados para que ocorra tudo bem. Os viajantes consideram esses procedimentos prévios ações básicas para garantir o divertimento e para não estourar o orçamento nas férias ou depois delas.

“Prever os gastos com hospedagem, transporte, alimentação e um dinheirinho extra para umas comprinhas ajuda a compor o orçamento e fazer uma previsão do custo total da viagem. Para isso é importante que se faça uma boa pesquisa sobre estes itens para se chegar a um valor total máximo a ser gasto durante a viagem”, pontua Rosana.

Os dois já visitaram a Argentina, o Uruguai, o Chile, Venezuela, Cuba, França, Itália, Espanha, entre outros países. No Brasil, já passearam pelo Nordeste e o Sul do país, entre eles o litoral paranaense e catarinense. Os próximos pontos turísticos nacionais da lista estão Bonito e Chapada Diamantina.

DICAS

Parque Provincial do Aconcágua - Argentina

Venezuela ou Cuba
Uso de milhas acumuladas para a compra das passagens aéreas ajuda nas despesas. É bom consultar lugares a serem visitados antes e as moedas locais. Importante evitar período de alta temporada.

Europa
Imprescindível reservar antecipadamente as acomodações em hotéis e ter o roteiro pré-definido. Muita atenção com os vôos internos e as bagagens. Há limite por passageiro a ser transportado. E os passeios alternativos têm preços muito elevados.

Chile
A viagem de carro precisa ter o trajeto delimitado para prever os gastos com combustível e saber as condições das estradas. Também é bom ter reserva antecipada dos hotéis ao longo do trajeto. Consegue-se aproveitar os baixos preços com alojamento na Argentina em hotéis de luxo. Já no deserto, muita atenção com os hotéis. Os preços são altos e há pouca infraestrutura.


Coliseu - Itália

FOTOS ÁLBUM PESSOAL

3 comentários:

  1. Hihihihi...o querido virou agrônomo tb....ele é civil!!!! rsrsrsr
    bjs da rou.
    Mas ficou bem lindo....é a mesma do jornal???

    ResponderExcluir
  2. Sim, as fotos foram diferentes, creio. Mas o restante, inclusive o erro da profissão do querido, tá igual. Hehehe. Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. kkk
    no creio
    nao tem nada mais interessante na cidade?
    ta levando um por fora?
    isso que é média
    kkkkk

    ResponderExcluir

Troque uma ideia comigo sobre essa profissão perigo...