segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Network é tudo



O Caderno de Empregos da Zero Hora desse último domingo me disse o que já sabia: que tenho que ativar logo o Network. Esse instrumento, conhecido popularmente como rede de contatos, é uma excelente ferramenta para um profissional crescer na carreira e se manter no mercado. Ou, no meu caso, para se recolocar nele.

Trocar de estado é complicado para quem comete o erro de anular os contatos anteriores, como eu fiz. Mantive apenas os meios de comunicação familiares. Não me preocupei em manter os dados atualizados referentes ao grupo de amigos e de colegas. Agora o que me resta é resgatar todos eles e inseri-los no meu network. E para não perder tempo também terei que atualizar meu mailing de colaboradores e parceiros de frilas [e outros trabalhos], ao mesmo tempo em que busco um novo espaço nesse chão.

Então gente, ajuda nunca é demais. Quem for da minha rede de relacionamentos, por favor, envie um e-mail com todos os seus dados de contato. Preciso reconstruir meu network. E logo. Valeu!

DICAS [Fonte: Zero Hora]

Para que serve o network

- Ter acesso a oportunidades no mercado de trabalho
- Captar informações relevantes para seu dia a dia
- Divulgar seu trabalho
- Obter novos clientes
- Solicitar e dar conselhos
- Captar recursos financeiros para um projeto
- Recomendar serviços

Como construir uma rede de relacionamentos

- Liste as pessoas que você conhece e procure mantê-la sempre atualizada
- Mantenha a sua rede informada suas atividades profissionais: mudança de emprego, novo empreendimento, artigos publicados, entrevistas, etc.
- Seja proativo. Não espere que o outro tome iniciativa.
- Promova seu perfil nas principais redes de relacionamento
- Freqüente cursos, palestras e convenções
- Participe de associações, comitês e entidades
- Mostre-se disponível para ajudar as pessoas de sua rede dentro de suas possibilidades
- Procure conhecer as pessoas mais influentes em sua área de atuação

Quem pode constar na lista

- Clientes
- Fornecedores
- Mestres e professores
- Colegas e ex-colegas
- Amigos de infância
- Familiares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Troque uma ideia comigo sobre essa profissão perigo...