terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Estados registraram mais jornalistas sem diploma


[Izabela Vasconcelos - Comunique-se]

Acre, Mato Grosso, Piauí, Roraima e Rondônia registraram mais jornalistas sem graduação na área do que profissionais diplomados. Neste ano de 2010, 35% do total de registros concedidos a jornalistas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foram conferidos para os profissionais não formados em Comunicação Social.

Veja tabela abaixo:

ESTADO NÃO DIPLOMADO DIPLOMADO

Acre 17 13
Mato Grosso 57 38
Piauí 34 31
Roraima 10 6
Rondônia 37 18

São Paulo é a unidade federal que possui o maior índice de registros gerais, com 1.534 diplomados e 1.349 sem formação específica na área. No total do País, 5.068 pessoas foram registradas com a denominação Jornalista Profissional e 2.764 como Jornalista/Decisão STF.

O primeiro registro é concedido para jornalistas diplomados, o segundo, aos que não possuem graduação em Jornalismo, mas atuam no setor. A medida foi adotada após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em junho de 2009, derrubou a exigência do diploma para atuar na profissão.

5 comentários:

  1. heey, tenho altos assuntos pra falar com você, guria!

    me adiciona no msn? amanda_seh@hotmail.com

    beijos e jornalista TEM que ter diploma!

    ResponderExcluir
  2. Caraca!!! Que esculhambação é essa, Carvãozinho! Quer dizer que qualquer um que não seja da área de Comunicação Social pode se tornar Jornalista? Isso me faz lembrar o enxame dos inúmeros "modelos" invadindo novelas, seriados,etc, tirando a vaga de gente que estudou duro para ser ator/atriz. Acho isso tudo o fim da picada.
    ===
    Oh, estive viajando e só cheguei na segunda-feira, por isso não te respondi sobre a tua vinda ao Rio. Que pena!!! Mas tudo bem, oportunidades não faltarão.

    Desejo um 2011 próspero e suave, minha linda Carvãozinho.

    Beijos do "riacho doce", rss...

    Inês

    ResponderExcluir
  3. Olá queria parabenizar você pelo blog e pedir que visita se o meu simples blog: informativofolhetimcultural.blogspot.com será uma honra ter a visita tua lá. Espero que goste...
    Ass: Magno Oliveira
    Folhetim Cultural

    ResponderExcluir
  4. Onde andas tu, Carvãozinho? Dei uma chegada no Blog do "papi" e, como sempre, adorei o teu jeito brejeiro e bem humorado de dissertar. Shazan e Bri são "crianças" de sorte!

    Desde dezembro que não postas nada por aqui. O que está havendo?

    Beijo,
    I.

    ResponderExcluir
  5. Oi meu riacho doce. Tu estás sempre presente em meus vários momentos... hehehe. Obrigada! Estou de férias, no Litoral Norte do RS, mas daqui acho que sai para o Natal e não voltei. A pedidos fiz um post novo. Mas só segunda para postar. Aguarde! Beijos no teu coração

    ResponderExcluir

Troque uma ideia comigo sobre essa profissão perigo...